terça-feira, 1 de outubro de 2024

SagaraNAgens Fulinaímicas


Adorei saber que Artur Gomes vai ocupar a cadeira n. 12 da Academia Campista de Letras. Que escolha acertada! Artur tem dedicado sua vida à poesia através de livros, vídeos, performances, saraus etc. É, sem sombra de dúvidas, um nome honroso para tão conceituada instituição cultural. Parabéns, admirado poeta e querido amigo Artur Gomes!


Joilson Bessa da Silva

 

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Artur Gomes – Fulinaimagens

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como bem disse Carlos Augusto e tantos outros também já disseram, minha trajetória é provocativa, sim, e continuará sendo não tenho motivos nem razões para que não seja

 

poesia me vem dos dentes

das unhas da língua da carne

dos nervos das fímbrias

dos músculos matéria métrica

metáfora dos ossos

em tudo por onde tocar

                     ainda posso

existem almas mansas

leves limpas calmas

e também as espíritos de porca

com a minha

e a de Federico Garcia Lorca

 

Artur Gomes

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Artur Gomes -  Fulinaimagens

a partir da criação da palavra fulinaíma foram intuitivamente surgindo uma série de palavras derivadas – quando me veio fulinaimagens no momento nem pensava em algum significante ou significado mas o tempo e as vivências foram aos poucos me trazendo a ideia da fulia de imagens pois  acho que cabe bem neste meu neologismo

 

Artur Gomes

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Artur Gomes - Fulinaimagens

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                    poema das invenções

fosse essa jura secreta
brazilírica fulinaimagem
mutações em pré-juizo
muito além da mesa posta
couro cru em carne viva
lambendo suor e cio
como corrente de rio
deságua no além mar
profana sagaraNAgem
nos gumes da carNAvalha
teu corpo em Maracangalha
fulinaimando comigo
agulha no meu umbigo
como uma faca nos dentes
a língua na flor da boca
em transitiva linguagem
ereto poema crescente
rasgando a carne no grito
o gozo nos nervos de dentro
roendo os ossos do mito

Artur Gomes
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SagaraNAgens Fulinaímicas não foi escrito por acaso

Em 1987 conheci pessoalmente, em Batatais-SP, a professora de Letras na UNESP de São José do Rio Preto-SP e pesquisadora, Hygia Calmon Ferreira, que me foi apresentada por Uilcon Pereira, através  de carta.

A partir de Batatais, nosso diálogo se intensificou, em 1998, a convite dela, fui a UNESP em São José do Rio Preto, falar sobre o teatro de Oswald de Andrade e fazer uma intervenção com os poemas do livro A Cor da Pele, do poeta mineiro Adão Ventura. Nesta ida a São José do Rio Preto, Hygia me leva para conhecer sua casa em Nova Granada-SP, onde guardava tudo que conseguiu em sua pesquisa sobre João Guimarães Rosa.

Havia montado com os alunos da Oficina de Teatro da ETFC, um espetáculo teatral com os poemas deste mesmo livro, uma referência aos 100 Anos da Abolição, que nunca foi concretizada no Brasil.

Hygia, em sua pesquisa sobre a obra de João Guimarães Rosa( mestre guima), para o seu doutorado, descobriu no escritório do escritor Plínio Doyle, no Rio de Janeiro, uma cópia datilografada do livro de poesia Magma, que havia sido premiado pela Academia Brasileira de Letras, e permanecia inédito. Teve então a ideia, de em sua defesa de tese, pedir publicamente a publicação do livro. E numa carta me pede reforço para tal com a criação de um poema.

 

A pedra & a rosa

p/ Hygia Calnon Ferreira

 

recebo tua carta

sereia do longe 7 beijos de areia

rondam marés criaturas o “magma” deve ser

público

princípio lúdico

poeta não se priva do povo

assim como a gema do novo

a simples clara do ovo

um beijo na escritura

poeta

é país

não é ilha

restrita a qualquer família

não pertence ao pó nem a filha

é

posta em mesa profana

para o banquete das letras

poema – linguagem humana

não se detém nas gavetas

 

Artur Gomes

 

*

 

Obs. Em 1992 este poema foi lido por Hygia Calmon Ferreira, no momento da sua defesa da tese de Doutorado: As 7 Sereias do Longe, sobre a obra de Guimarães Rosa, propondo a publicação do livro de poemas Magma, que as filhas do autor não permitiam ser editado. Alguns anos depois o Magma com os 94 poemas de Guimarães Rosa foi publicado pela editora Nova Fronteira



Neste mesmo ano de 1992, volto a UNESP de São José do Rio Preto, para difigir uma Oficina de Criação Poética, a convite da turma de estudantes de Letras, que há via conhecido em Batatais-SP, que me foram apresentados pela Hygia, entre elas Mariana de Piracicaba, para quem em 1990 escrevi o poema: ENTRE/Dentes

*

 Alguns anos depois escrevi este poema dedicado a ela

As 7 Sereias no Longe

     para Hygia Calmon Ferreira

 

nem veredas nem nonada

tudo DADA tudo ista

o poema nasce em mim

de forma bem imprevista

 

poema um beijo na boca

os olhos zuis como  lua

nós dois amantes da rua

comendo jabuticaba

no presépio Santo Antônio

em uma Nova Granada

 

nenhuma alma  presente

As 7 Sereias no Longe

As 7 musas - mar à vista

na febre do diamante

nas asas do continente

 

meto meu  metal  cateto

na carnal        hipotenusa

o poema arranha aranha na blusa

desconcerta a matemática

no roteiro dos 5 sentidos

“As 7 Sereias do Longe”

ainda cantam em meus ouvidos

 

Artur Gomes

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Em 2002 escrevi o poema 

SagaraNAGens Fulinaímicas

guima meu mestre guima

em mil perdões eu vos peço

por esta obra encarnada

na carne cabra da peste

da hygia ferreira bem casta

aqui nas bandas do leste

a fome de carne é madrasta

 

ave palavra profana

cabala que vos fazia

veredas em mais sagaranas

a morte em vidas severinas

tal qual antropofagia

teu grande serTão vou cumer

 

nem joão cabral severino

nem virgulino de matraca

nem meu padrinho de pia

me ensinou usar faca

ou da palavra o fazer

a ferramenta que afino

roubei do mestre drummundo

que o diabo giramundo

é o narciso do meu Ser

 

Artur Gomes

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Sagaranagens Fulinaímicas

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Em 1996 encenei com a bailarina Nirvana Marinho, a performance poética.teatral: Magma: O Planeta Onde O Poema Dança. Tinha perdido o contado com a Hygia depois que a partir de 1993, passei a usar correio eletrônico. Mas através do seu (irmão), professor Wagner Calmon Ferreira, soube que ela continuava suas pesquisas em São José do Rio Preto.

E Nirvana Marinho seguiu para Lion, onde foi concluir seus estudos em dança contemporânea, focados na obra da grande mestra  Pina Bausch.

 *

Em 2013 estava dirigindo Oficina de Produção Cine Vídeo, no SESC Campos, quando recebi o convite do Dr. Gino Bastos, para integrar o elenco do Circuito Cultural de Arte Entre Povos. Tinha estado em Bom Jesus do Itabapoana-RJ em 2012, fazendo intervenções com poemas de Pablo Neruda, a convite de Paula Bastos(irmã do Dr. Gino), e colega de trabalho no IFF.

Foi uma travessia por 13 cidades, do Estado do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais, onde passamos pela cidade de Itaguara. Lá além de Oficina de Poesia, fiz algumas intervenções poéticas em espaço culturais da cidade, bem como em todas as outras cidades que passamos. Como em Pedra Dourada, também em Minas que me deixou saudades.

Em Itaguarera,  João Guimarães Rosa, viveu por 2 anos, depois que concluiu  curso de medicina em Belo Horizonte-MG e antes de escrever Grande Sertão Veredas. Itaguara mantém vivo, e muito bem cuidado um pequeno museu em homenagem a sua memória e a sua passagem por lá.

*

Em 2015, lanço em edição artesanal, (50 exemplares), produzido por um dos meus primeiros diretores de Teatro, Winston Churchil Rangel o livro SagaNAgens Fulinaímicas,  com prefácio de Tanussi Cardoso. Os  lançamentos acontecem no FDP em Campos dos Goytazes e em Bento Gonçalves-RS, na livraria do Maneco, durante a programação do Congresso Brasileiro de Poesia, com intervenções poétgicas minhas e da minha querida May Pasquetti. 

Em 2018 publico boa parte dos poemas do SagaraNAgens Fulinaímicas no livro Juras Secretas editado pela Penalux, e o poema ganha música de Reubes Pess.

 

Artur Gomes

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Sagaranagens Fulinaímicas

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* 

clique no link paraver o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=Q3DCYBN14XQ

 

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

balbúrdia poética 4

  Balbúrdia Poética 4

 eu sempre madrugo Jiddu as tentações não me deixam sossegado e a madrugada me ins-pira ouço as 7 sereias do longe lá em nova granada de espanha cada aranha tece a sua teia eu teço cada palavra quando a musa me arranha como bem disse hygia ferreira as sagaranagens fulinaímicas são  heranças do mestre  guima  que recebi do sagarana em itaguara das minas

 

Artur Gomes

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 ''Miragem

 

Chegou, impressentida e silenciosa,

Com uma saudade eslava nos cabelos

E um ritmo de crepúsculo ou de rosa.

Os olhos eram suaves e eis que ao vê-los,

Outra paisagem, fluída, na distância,

Sugeria doçuras e desvelos.

No coração, agora já sem ânsia,

paira a serenidade comovida

que lembra os puros cânticos da infância.

Logo depois se foi, mas refletida

nesse espelho interior, onde as imagens

se libertam do tempo, além da vida,


Olenka permanece, entre miragens.''

 

Carlos Drummond de Andrade (1955)

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Olga Savary - poeta, poetisa não

No blog Mostra Visual de Poesia Brasileira, estamos prestando uma homenagem a memória e a poesia de Olga Savary, por toda a sua luta em favor da poesia no Brasil. Fomos vizinhos de 1983 a 1987, quando morei no final da Rua Gomes Carneiro e início da Visconde de Pirajá em Ipanema e ela na Sá Ferreira em Copacabana.
Foram incontáveis as madrugadas que varamos saboreando vinhos e conversando sobre tudo que diz respeito a poesia. Inúmeras vezes fomos juntos aos ensaios da Mangueira, sua grande paixão. O Carnaval de 1984 assistimos pela TV em seu apartamento, jogando baralho até o raiar dia.


Gratidão eterna.

Aceita-se contribuições

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Em 1984 poemas meus foram  publicados na Antologia Carne Viva, organizada por Olga Savary, considerada a primeira Antologia de poesia erótica publicada no Brasil, com a presença de poetas como Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Affonso Romano de Sant´Anna.

 

Carne Proibida

 

o preço atual

proíbes que me comas

mas pra ti

estou de graça

pra ti

não tenho preço

sou eu quem me ofereço

a ti

músculo & osso

leva-me à boca

e completa o teu almoço

 

Artur Gomes

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sagaraNAgens fulinaímicas

guima meu mestre guima
em mil perdões eu te peço
por esta obra encarnada
na carne cabra da peste
da hygia ferreira bem casta
aqui nas bandas do leste
a fome de carne é madrasta

ave palavra profana
cabala que vos fazia
veredas em mais sagaranas
a morte em vida severina
tal qual antropofagia
teu grande serão vou cumer

nem joão cabral severino
nem virgulino de matraca
nem meu padrinho de pia
me ensinou usar faca
o da palavra o fazer

a ferramenta que afino
roubei do mestre drummundo
que o diabo gira mundo
é o narciso do meu ser

Artur Gomes 

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meu santo daime um querubim e leve federico baudelaire de volta pra iriri meus cardápios são familiares a tempos estou em greve de sexo o e endomoniado e satânico não me dá sossego nem com poema de fernando pessoa já apelei até para a bahia de todos os santos jorge amado ogum oxumaré fiz despacho pra iansã na boa viagem flores pra yemanjá e o bendito não sossega apela pra rúbia de nada vale ela também não quer mais o rejeitado lá mergulhando em suas águas

 

Federika Lispector

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remix fulinaímico

suor & cio revisitado


a quem interessa o poema

na sala escura do cinema

o verso atravessado na garganta

nesse país que não levanta?

 

entre/aberto

em teus ofícios

é que meu peito de poeta

sangra ao corte das navalhas

minha veia mais aberta

é mais um rio que se espalha

 

na noite uma estrela

ainda brigava contra a escuridão

na rua sob patas

tombavam homens indefesos

e meus versos descarados

em teus lábios – presos

 

gigi em ouro preto

me deu um beijo na boca

quando ouviu

alguém cantando milton

ali em frente no porão

um país incendiado

e o poeta segue sempre

o seu destino em marginalha

o seu caminho em contra-mão

 

Artur Gomes

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Itabapoana Pedra Pássaro Poema

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tudo aquilo que não digo

 

eu diria

tudo aquilo que não digo

não foi ainda pensado

triturado mastigado consumido

digo

:

preste mais atenção

em tudo aquilo que não digo

me dizia paulo leminski

olhando poema de kandinski

tatuado em meu umbigo

 

EuGênio Mallarmè

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Itabapoana Pedra Pássaro Poema

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mitologia serafínica

 

irina estava vestida de beatriz primeira posava para mais um clássico do surrealismo de magrite no quarto preparava a cama para a chegada de wermer a alta temperatura do verão de sorocaba alterou a  visão pictórica do pintor da menina dos brincos de pérola que no jardim enfiava o pincel por entre a espessa barba esperando a primavera lady gumes apressada como sempre se aproveitou da cama e vive uma calorosa noite de amor sem mesmo querer saber quem era a serafina debaixo dos lençóis maranhenses

 

Pastor de Andrade

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mitologia sagarânica

 

salvador alisa os bigodes de dali macabea ensandecida morre ali mesmo em sucupira no presídio federal de brazilírica porcina mete a língua na faca de lorca as unhas sujas de irina cortam morangos mofados na fruteira enquanto odorico ordena zeca diabo a organizar o enterro das camélias  diadorim sopra o cano da garrucha  pendurada em seu olho esquerdo sagarânica em polvorosa comemora mais uma noite de são joão

 

EuGênio Mallarmè

In Itabapoana Pedra Pássaro Poema

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mitologia fulinaimânica

 

explicitamente picasso nunca nos disse guernica o que signi-fica o  corpo do fonema aliterações alisam a orelha de van gog fartura farta fogo farra festa federico baudelaire tocando fado pras fadinhas de vênus falarem com a  fênix do farol de alexandria enquanto freud nem fode nem explica o que aconteceu na sexta feira no luau das laranjeiras depois que federika furtou a farinha do desejo de toda família do império das bananas no largo do machado infeliz  das oliveiras

 

Irina Serafina

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SagaraNAgens Fulinaímicas

Adorei saber que Artur Gomes vai ocupar a cadeira n. 12 da Academia Campista de Letras. Que escolha acertada! Artur tem dedicado sua vida à ...